AVCB MG, saiba tudo sobre a vistoria dos Bombeiros

Se você é uma das pessoas que ficam se perguntando o que é AVCB, saiba que a resposta é simples: essa é a garantia de que a construção tem permissão do Corpo de Bombeiros para funcionar, sem colocar ninguém em risco. No entanto, para conseguir o AVCB bombeiros, os responsáveis têm de providenciar um projeto técnico adequado ao tipo de lugar e à sua finalidade; além disso, existe uma taxa para esse projeto técnico.

O auto de vistoria do Corpo de Bombeiros (terminologia técnica), começa com a preparação desse projeto técnico e, em seguida, com a avaliação do espaço por parte de um representante dos bombeiros. Além de Minas Gerais, existe o AVCB SP e o de todos os outros Estados, já que a avaliação de segurança contra incêndio é obrigatória em todo lugar.

 

Consulta AVBC MG

 

Todos os Estados disponibilizam gratuitamente as informações sobre o auto de vistoria do Corpo de Bombeiros, inclusive Minas Gerais. Apenas com o logradouro, já é possível ficar sabendo se o auto de vistoria está em dia, o que é fundamental também para que a população escolha com segurança os lugares onde vão se divertir, hospedar-se, etc.

Além da população, os donos dos estabelecimentos não podem deixar de fazer a consulta AVCB MG porque, por meio dela, eles podem descobrir se o seu estabelecimento está indicado como não regular. Para se informar sobre a segurança contra incêndio de estabelecimentos em Minas Gerais, basta clicar aqui.

Caso a AVBC consulta determine que a construção está irregular, existem algumas possíveis justificativas, como não ter ocorrido a entrega do projeto técnico ou ele estar já vencido. Às vezes, o projeto técnico já foi feito e entregue, mas o representante do Corpo de Bombeiros não considerou que todas as instalações estão seguras.

Em situações assim, o representante do Corpo de Bombeiros avisa quais são os problemas com o local, que costumam ser:

  • Instalações elétricas malfeitas;
  • Presença de umidade perto dos interruptores, podendo ocasionar curto circuito;
  • Saídas de emergência não sinalizadas de forma suficiente;
  • Não disponibilização de extintores de incêndio;
  • Não existência de saídas de emergência

 

Se o agente que fizer a vistoria identificar um dos problemas acima ou quaisquer outros, ele avisará ao responsável pelo imóvel ou estabelecimento (que estará acompanhando a visita técnica). Além disso, ele também mencionará o prazo que esses responsáveis têm para que as correções sejam feitas. Logo depois, será preciso marcar uma nova vistoria do Corpo de Bombeiros para, dessa vez, tentar o AVCB MG.

 

AVCB Corpo de Bombeiros – validade e renovação

 

O auto de vistoria do Corpo de Bombeiros em MG tem tempo certo de duração e é importante sempre conferir com o representante que faz a visita técnica sobre essa validade. Quando ela estiver perto de expirar, será preciso agendar uma nova vistoria para a renovação. Essa renovação depende dos seguintes documentos:

 

  • Formulário de renovação AVCB;
  • RTT para riscos especiais, quando necessário (ou o ART);
  • Formulário de atendimento técnico;
  • Anotação de responsabilidade técnica para manutenção de medidas de segurança

Gostou das dicas? Leia mais artigos como esse acessando nosso blog.