Como adestrar um cachorro? Confira algumas dicas que podem ajudar!

como adestrar um cachorro

Quem tem um cachorro em casa, sabe que muitas vezes é difícil tentar educá-lo de uma hora para outra, principalmente se ele tem um comportamento errôneo. Mas, usando algumas técnicas simples é possível adestrar seu cachorro! Veja mais nesse artigo!

Como adestrar um cachorro de forma prática

O adestramento de filhote será mais fácil, pois ele ainda não tem nenhum vício ou mania. É possível adestrar meu cachorro adulto? A resposta é sim! Mas, é preciso ter um pouco mais de firmeza e disciplina.

1-Usando o reforço positivo:

É uma técnica de adestramento de filhote ou de cão adulto que visa a ensinar o animal um comportamento certo, quando ele estiver fazendo algo errado. O ideal é que o treino seja de 15 minutos por dia, para não cansar o seu pet.

2-Ensinar o cachorro a dar a pata:

Escolha uma frase padrão para repetir esse comando, deixando um petisco na mão. Toda vez que ele conseguir estender a pata em direção ao dono, dê o petisco.

3-Ensinando-o a sentar:

Coloque um petisco na mão e estenda-a até para cima, fazendo com que o animal se canse de tentar pegar o petisco e assim fazer com que ele se sente no chão. Adestrar seu cachorro pode parecer difícil, mas com um pouco de paciência é possível obter resultados incríveis!

4-Ensinando-o a deitar:

Faça o seu cãozinho sentar e posicione o petisco logo acima dele. Em seguida, deite ao lado dele e diga o comando ‘’deita’’, até ele aprender.

5-Ensinando o cachorro a rolar:

Primeiramente, faça o cão se deitar. Segure o petisco bem próximo ao rosto do pet, girando o petisco em volta da cabeça do bichinho e em seguida, dando o comando de rolar.

Posso adestrar meu cachorro em casa?

Como vimos acima, não é fácil adestrar o cachorro de primeira, é necessário um pouco mais de persistência e paciência até que os resultados apareçam.

Para que o dono tenha sucesso no adestramento de filhote ou de um cão já crescido, é preciso reforçar os seguintes pontos:

  • Definir um horário fixo para treinar o cãozinho, bem como um lugar adequado (de preferência ao ar livre ou no quintal de casa);
  • Não adianta gritar com o animal se ele não obedecer a um comando, pois o aprendizado deixará de ser proveitoso;
  • Escolha os acessórios e os brinquedos certos para usar durante o treino;
  • Independentemente da raça do cachorro, é possível adestrar e educar o animalzinho;
  • O dono precisa ser firme nos comandos, para não passar uma imagem errada para o cãozinho;
  • Determinar um horário definido para que o cãozinho se alimentar, dormir e brincar;
  • Evite dar comida de humano para o animal, ele deve aprender a se alimentar com ração, de preferência que ela seja nutritiva e que supra as necessidades do bichinho;

No mais, curta muito a companhia do seu animalzinho todos os dias, aprendendo que adestrar seu cachorro pode ser mais divertido e positivo do que muitos pensam!

Leia mais em nosso blog.