Aluguel de andaimes: o que se pode fazer para que o uso seja seguro?

Apesar de o Aluguel de andaimes estar se tornando mais popular, existe algo que não tem recebido tanta atenção como é necessário: a segurança enquanto se está usando o equipamento.

É verdade que, justamente por “colocar” as pessoas em alturas consideráveis, é muito importante que o aluguel desses andaimes acompanhe as medidas de segurança para os seus operadores.

aluguel de andaimes

Se você quer saber mais sobre como estar seguro ao ficar em cima de um andaime ou como evitar qualquer acidente com os seus funcionários, continue lendo!

1 – Preferir aluguel de andaimes com antiderrapante

Pode parecer inusitado, mas os andaimes podem ter tecnologia antiderrapante, o que faz com que as pessoas em cima da plataforma se sintam protegidas.

Dessa maneira, caso haja qualquer umidade, desde uma maresia até uma garoa, nada vai deixar a plataforma escorregadia e não haverá acidentes.

É muito importante, durante o aluguel de andaimes, confirmar com o locador se existe essa tecnologia antiderrapante e deixar claro que só se vai levar o andaime se ela estiver presente.

2 – Fazer inspeção

É claro que o andaime tem de passar por manutenção preventiva sempre. Porém, depois do aluguel de andaimes, essas inspeções devem continuar e ser feitas por algum profissional. Por exemplo: cada vez que o andaime sai do chão, os próprios operários têm de olhar “por alto” se tudo está nos conformes.

Se houver técnico de Segurança do Trabalho, então é ele quem tem de fazer essa inspeção rápida antes que o andaime seja levantado.

3 – Ensinar os funcionários

Para que os funcionários saibam continuar inspecionando esse equipamento depois do aluguel de andaimes, é claro que é necessário que estes sejam sempre instruídos e vale a pena investir em alguns treinamentos para esses profissionais.

Leia também:  Aluguel de andaimes: como funciona?

Inclusive, os treinamentos relacionados ao uso de andaimes também fazem com que esses profissionais fiquem mais seguros depois de estar nas alturas.

4 – Esteja sempre com o EPI

Uma vez que o assunto é aluguel de andaimes, nunca se deve esquecer do EPI, que é uma condição primordial para que qualquer um use esses equipamentos.

Os Equipamentos de Proteção Individual têm de ser vestidos pelos operários o tempo todo, desde antes de eles subirem no andaime até depois de estarem no chão.

Essa é uma forma imprescindível de garantir que os operadores estejam em segurança, mesmo quando estão realizando tarefas muito longe do solo.

5 – Não colocar peso demais

Quando se confirma o aluguel de andaimes, é preciso perguntar qual é a sua capacidade máxima. Com essa informação, consegue-se evitar que a junção de materiais e do peso de operários ultrapasse essa capacidade e aumente os riscos de o andaime cair.

Na realidade, o ideal é que se evite sequer chegar perto do limite de capacidade e não se deve pensar que “não tem problema passar um pouco”. Por pensamentos assim, podem ocorrer acidentes fatais.

Quer mais informações sobre como proteger quem está nos andaimes? É só visitar o nosso https://baoholaodongyknb.com!