tratamento para dependência química quais os tratamentos indicados?

Saiba que a dependência química é um tipo de doença crônica, que possui tratamento e que há algumas opções de Tratamento para dependência química. Pois, ela é caracterizada pelo abuso de drogas, algumas são licitas, como: álcool, porém, outras são ilícitas, como: cocaína, crack, entre outras.

Conheça alguns tipos de tratamento indicados paratratamento para dependência química

tratamento para dependência química

Saiba que para escolher o tipo de tratamento para dependência química, o inicio do tratamento é feito após um diagnostico que é feito de forma criteriosa, e é realizado por uma equipe multidisciplinar, que deverá levar em consideração asespecialidades de cada um. Então a partir daí, é formada uma estratégiade tratamento personalizada que podem ser:

Através de desintoxicação

A desintoxicação é apenas uma das etapas do tratamento para dependência química, isso porque ela é considerada a mais crítica, porque geralmente o dependente químico recebe assistência médica durante um determinadoperíodo de tempo, que fica em torno de 24 horas para assim eliminar as drogas do organismo.

Através de medicamentos

O abusos de drogas pode ser um fator de risco para a contração e o desenvolvimento de algumas doenças mentais e físicas, entre elas estão: a depressão, a esquizofrenia, HIV, sífilis, entre outras. Sendo por isso que o uso dos medicamentos no tratamento da dependência química é indicado na maioria dos casos, que normalmente é feito aliado com a psicoterapia.

A psicoterapia por sua vez, tem sido eficaz no tratamento da dependência química, através de várias abordagens psicoterapêuticas, como: psicanálise, a terapia cognitivo-comportamental, a terapia ocupacional e aterapia em grupo. A opção por uma dessas modalidades dependerá dos sintomas que são apresentados,como também o grau de evolução do transtorno, da estratégia de tratamento e da aceitação e da personalidade de cada dependente químico.

Leia também:  O que pode levar para uma clinica de recuperação?

Tratamento para dependência química os tipos de internações

Internação voluntária

Esse tipo de internamento é feito pela solicitação do próprio dependente químico, que passa para o tratamento ambulatorial quando ele recebe a alta hospitalar.

Internação involuntária

Esse tipo de internamento é feito por alguém da família, o responsável legal, ou por um especialista que acompanha o tratamento, sendo realizado o tratamento para dependência química sem o consentimento do dependente químico.

Internação compulsória

Esse tipo de tratamento que também pode ser feito no tratamento paraalcoolismo, é determinado pela justiça mediante a um pedido formal de um médico, que precisa fazer um laudo que ateste que odependente químico não a menor condição física ou psicológica para buscar um tratamento para dependência química sem a intervenção de um terceiro.

Tratamento com ibogaína para dependência química é disponibilizado por algumas clínicas, pois, se trata de um tratamento que é caracterizadopelo principio ativo da raiz da Iboga que é uma planta medicinal que éencontrada em regiões da África e também da América Central. A ibogaína não deve ser consumida sem ter o acompanhamento médico que seja especializado, como também em um local adequado para esse tipo de tratamento.

Veja mais informações aqui no blog sobre tratamento para dependência química!