Fique por dentro da diferença entre psicologo e terapeuta!

Se você já precisou de tratamento psicológico, deve saber o quão difícil é saber a diferença entre psicologo e terapeuta.

Para muitas pessoas, esses são os mesmos conceitos e é difícil entender que exista uma diferença entre psicologo e terapeuta, apesar de haver sim e ela dizer respeito à formação e à regulamentação.

diferença entre psicologo e terapeuta

Antes de tudo, vale dizer que o fato de existir diferença entre psicologo e terapeuta não quer dizer que um profissional seja melhor do que o outro: isso vai depender de qual é a necessidade que a pessoa tem naquele momento.

Na realidade, saber tudo sobre a diferença entre psicologo e terapeuta é uma forma de dar ao paciente mais autonomia para escolher que tipo de tratamento vai ajudá-lo mais e se você quer saber mais sobre isso, leia aqui!

Por que a diferença entre psicologo e terapeuta tem a ver com a formação?

O psicólogo, que pode ser chamado de psicoterapeuta também, só pode ter esse título se ele tiver feito a faculdade de Psicologia. No entanto, o mesmo não acontece com o terapeuta: esse é um profissional que pode ter essa terminologia apenas por ter feito um curso livre, por exemplo.

Assim, se uma pessoa fizer um curso livre de cromoterapia pela Internet, ela pode se intitular terapeuta e realizar atendimentos, apesar de não poder prescrever medicações. Nesse ponto, porém, não existe diferença entre psicologo e terapeuta porque o psicólogo também não tem autorização para fazer receitas.

Por que a diferença entre psicologo e terapeuta tem a ver com a regulamentação?

Não há grandes regulamentações com relação aos terapeutas, ou seja, a menos que eles prescrevam medicações, o que é proibido, eles podem fazer atendimentos com terapias alternativas, como mencionado acima.

Leia também:  Terapia familiar online funciona?

Entretanto, os psicólogos só podem exercer sua profissão se estiverem com a sua situação regular no Conselho Regional de Psicologia (CRP).

Para que essa situação esteja regular, inclusive, é preciso que o profissional esteja pagando as mensalidades e que não tenha nenhuma penalidade associada o seu registro.

Como se vê, há muito mais exigências para o psicoterapeuta do que para o terapeuta.

É mais seguro fazer qual tratamento?

Apesar da diferença entre psicologo e terapeuta, não dá para dizer que uma das duas formas de tratamento não seja segura.

Afinal, há bastante gente que realmente acredita que a cromoterapia traga equilíbrio e, nesse caso, o terapeuta é sim uma excelente opção.

Já no caso de pessoa precisar lidar com um trauma, com um abuso ou mesmo de preferir uma abordagem psicanalítica, é claro que o tratamento com o psicólogo é muito mais vantajoso e mais seguro.

Com relação a quem escolhe a terapia alternativa, é importante ter certo cuidado e verificar onde esse profissional fez o seu curso. Afinal, mesmo que se trate de um curso livre, ainda existem instituições que têm mais prestígio do que as outras.

Fora essas exceções, não se pode dizer que uma das duas formas de tratamento seja mais segura e que a outra traga algum prejuízo aos pacientes.

Dá para encontrar no SUS?

Depois de estar ciente da diferença entre psicologo e terapeuta, não importa se a pessoa quer o tratamento alternativo ou se ela quer mesmo o psicólogo: o importante é que dá para achar ambos no Sistema Único de Saúde (SUS), embora seja mais difícil achar a cromoterapia, por exemplo.

É importante fazer contato primeiro com a Unidade Básica de Saúde (UBS), buscando informações relacionadas a como conseguir uma vaga para esse tratamento.

Leia também:  Terapia familiar online funciona?

Normalmente, os profissionais dão ao paciente uma guia para o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), que é destinado a proporcionar os tratamentos psicológicos.

Quer mais sobre diferença entre psicologo e terapeuta? Visite nosso https://baoholaodongyknb.com!