Entenda do que se trata a prospecção inbound e outbound

Chegar aos clientes é o principal objetivo de todas as empresas, mas nem todas escolhem a mesma maneira de fazer isso e, dessa forma, conhecer prospecção inbound e outbound, as suas diferenças e as suas vantagens, é vital.

O fato de cada empresa escolher entre prospecção inbound e outbound quando está estruturando sua atividade não quer dizer que uma prospecção seja melhor do que a outra e sim que, por alguma razão, uma delas interessou mais ao empreendedor.

prospecção inbound e outbound

A verdade é que todas essas formas de atingir o cliente têm o seu valor e, com relação à prospecção inbound e outbound, há empresas que até escolhem usar as duas, considerando o tipo de atividade que fazem.

Se você está em dúvida sobre prospecção inbound e outbound ou se está apenas querendo mais informações, continue neste artigo para conseguir o que espera.

Primeiro, a prospecção é primordial em todo negócio

Antes de falar de prospecção inbound e outbound, é fundamental falar sobre o ato de prospecção em si.

Ele é fundamental para que uma empresa se mantenha, já que é essa prospecção que faz com que haja compradores dos produtos e clientes para os serviços.

Se ainda não ficou claro o que é prospecção, é simples: isso é o ato de “encantar” o cliente, se ter contato com ele e fazê-lo acreditar que aquele serviço ou produto é indispensável.

É a partir desse conhecimento que se começa a definir prospecção inbound e outbound, já que esses dois métodos funcionam de maneira diferente, apesar de serem igualmente úteis, algo confirmado em qualquer consultoria de vendas b2b .

O que há de diferente entre prospecção inbound e outbound?

A prospecção inbound é, hoje em dia, uma das mais comuns porque lida com a Internet, ou seja, as pessoas fazem a abordagem dos clientes usando sites, redes sociais e muito mais.

Um exemplo de Marketing inbound é quando as pessoas abrem um anúncio no Marketplace, colocam todas as informações para os clientes e esperam que estes respondam ao anúncio, querendo informações sobre preços, sobre o aparelho, etc.

O mesmo se pode dizer das lojas que funcionam no Instagram ou até que criam uma plataforma de e-commerce.

Já a prospecção outbound é aquela na qual se tem contato com o cliente, podendo ser pessoalmente, por telefone ou por e-mail. Assim, o telemarketing e o e-mail Marketing também são formas de outbound.

Desse modo, quando se analisa prospecção inbound e outbound, percebe-se que um é mais sutil, enquanto o outro estilo de prospecção é mais agressivo, ou seja, é preciso tomar a iniciativa e conversar com o consumidor, contando de tal produto, tentando mostrar suas características, etc.

Qual escolher?

Com a consultoria de vendas b2b, definir se prospecção inbound e outbound é mais útil fica bem mais fácil.

Afinal, quem é leigo pode se sentir perdido com relação a escolher qual dessas formas de prospecção adotar em sua empresa e, se a escolha for pelo inbound, é claro que o principal investimento tem de ser em tecnologia.

Já para a empresa que quer o marketing tradicional e que prefere o outbound, realizar treinamento dos funcionários envolvidos é muito importante. Isso porque, com o treinamento adequado, os colaboradores do outbound não serão vistos pelos clientes como insistentes ou até como desagradáveis.

Por causa disso, investir em ensinamentos sobre melhores horários para entrar em contato com os clientes, por exemplo, é uma boa forma de se garantir que essa forma de Marketing não seja incômoda ao consumidor.

Quer ficar por dentro de Marketing e de prospecção inbound e outbound? Você pode fazer isso de graça lendo o nosso https://baoholaodongyknb.com!