Como baixar a pressão na hora

como baixar a pressao

A pressão alta é sempre motivo de cuidado constante e, se é o caso de um pico, é importante prestar atenção porque ela pode causar problemas mais graves ainda, como um infarto do miocárdio.

A boa notícia é que existem algumas técnicas caseiras que podem fazer com que a pressão arterial abaixe. No entanto, o tratamento medicamentoso e a visita aos médicos periodicamente nunca podem ser abandonados porque é isso que garante o controle do quadro hipertenso.

Baixar pressão alta: o que se pode fazer em casa?

Quem apresenta pressão alta 16×10, pressão 15×9, pressão 15×10 e outras medições precisa ligar o alerta, começando por sentar ou, preferencialmente, deitar-se em algum lugar.

Se houver mais uma pessoa no local, esta deve começar a abanar o paciente hipertenso, providenciando o máximo de ventilação possível. Caso haja remédio prescrito pelo médico, ele deve ser consumido imediatamente; na maior parte das vezes, ele é sublingual.

Muitas vezes, o pico de pressão é devido a um momento estressante, que pode ser tanto bom quanto ruim. Às vezes, até o reencontro inesperado com alguém querido pode causar uma crise de hipertensão e, se o indivíduo estava sob alguma situação tensa, esta deve ser encerrada imediatamente.

O ideal é que a pessoa com pressão alta fique com apenas outra pessoa ao seu lado, que deve abaná-la e fazer o acompanhamento dos níveis de pressão a cada meia hora.

Caso essas técnicas para baixar pressão não apresentem resultado, é hora de se dirigir a um hospital. Nessas situações, pode ser preciso aplicar algum medicamento intravenoso ou até fazer alguns exames mais detalhados.

Vale dizer que, em alguns casos, o paciente hipertenso fica tão assustado devido ao pico que ele não consegue se acalmar o suficiente em casa para que a pressão arterial volte ao normal. Sendo assim, é mais seguro que ele se submeta à uma avaliação médica.

Pressão 17×10 o que fazer

A pressão 17×10 está dentre os níveis mais alarmantes que o paciente hipertenso pode apresentar. Se a aferição chega a esse resultado, a possibilidade de um infarto é muito elevada por causa do esforço exigido do coração.

Dessa forma, é indicado ir ao médico o mais rápido possível: no caminho, o paciente deve usar o seu medicamento de controle da pressão e receber ventilação: se ele está sendo transportado de carro, por exemplo, é importante deixar as janelas abertas.

Como baixar a pressão

O ideal é não permitir que a pressão arterial chegue a níveis preocupantes, como 16×10, 15×9, 15×10 ou 17×10. Para evitar isso, a pessoa hipertensa precisa mudar um pouco a sua rotina, evitando bebida alcoólica, diminuindo o nível de estresse do seu cotidiano, reduzindo drasticamente o consumo de sal e deixando de fumar.

Para baixar a pressão, também é necessário investir em exercícios físicos regulares, que devem ser orientados pelo médico. Isso quer dizer que não se deve apelar para algo que exija demais, como a musculação: o hipertenso só pode fazer exercícios liberados pelo médico.

Para mais dicas de saúde acesse nosso blog.